O grande diferencial do BikingMan para as competições convencionais é que ela é disputada em apenas uma única etapa – que pode durar até no máximo cinco dias.
Podemos pegar o exemplo do Tour de France, que percorre aproximadamente 3 mil quilômetros, mas é dividida em 21 etapas, cada uma com uma quilometragem específica e pré-determinada para cada um dos 21 dias, inclusive, com dois dias de descanso lá no meio.
Menos longe do que isso, temos também a Brasil Ride, que são aproximadamente 600 kms divididos em 7 etapas diferentes. Tem dia que os atletas pedalam 170 km, tem dia que é só 18 km – obrigatoriamente, todos os participantes pedalam a mesma distância em cada dia.
No BikingMan não existe nenhuma determinação de quantos km o atleta deve pedalar no primeiro dia e assim sucessivamente a cada dia que passa. Cada participante é responsável por pedalar o máximo que ele conseguir em cada dia. Se conseguir pedalar tudo em um dia só, tudo bem.
O recorde atual do BikingMan Brasil foi do brasileiro André Froes, que fez os 1.000 kms em 60 horas (2,5 dias).
A prova permite que você conclua os 1.000 km em no máximo 5 dias (120 horas), com alguns pontos de corte ao longo do caminho.
Você é o responsável por administrar quantos kms vai pedalar em cada dia, onde vai parar para dormir – se é que vai dormir. Os campeões geralmente não dormem nada, ou fazem poucas sonecas de apenas 20 minutos.
Sim, lutar contra o sono é um dos principais desafios para quem almeja ser finisher de um BikingMan, seja na etapa do Brasil ou nas outras que existem pelo mundo: Portugal, Corsica, França, País Basco e outros países.
Pra quem se lembra da última aventura que o Leo fez lá nos Estados Unidos, a RAAM (Race Across America), é mais ou menos o mesmo formato de prova, pedalando dia e noite incessantemente.
Uma grande diferença que o BikingMan possui é primordial para torna-lo muito mais difícil: é proibido qualquer tipo de apoio aos atletas. Aqui não tem carro de apoio, motor home, médico ou massagista. O atleta é o responsável por carregar todos os suprimentos que serão necessários para a sua sobrevivência ao longo do percurso.
O formato Unsupported (sem apoio) é extremamente desafiador e faz com que os atletas mais inteligentes e estratégicos se destaquem.
Organizar as roupas de frio, comidas e ferramentas em suas malas na bicicleta, saber se programar e encontrar bons lugares para comer e dormir, assim como permanecer sozinho durante muitas horas ao longo das madrugadas solitárias.
Além disso, a corrida não possui demarcação de caminho, ou seja, o atleta é responsável também por navegar.
O desafio da navegação é ainda mais complexo e elimina diversos participantes todos os anos. É muito comum que com todo o desgaste físico e mental os atletas percam a concentração e errem o caminho que foi apresentado para eles em um arquivo GPX que eles devem abrir em seus telefones ou equipamentos de navegação GPS.
Muitos pensam que essa é uma prova “de gravel”, o que não é verdade. Os atletas são livres para escolherem qualquer tipo de bicicleta – gravel e MTB rígida são as bikes favoritas. Alguns loucos as vezes aparecem de road, o que é contra recomendado pelos organizadores, mas não é proibido.
Para a edição de 2024 temos um recorde de 100 inscritos, lembrando que essa foi a segunda etapa do BikingMan no Brasil. No primeiro semestre rolou a edição do Biking Man 555 lá no Sul, onde os atletas fizeram 500 km em no máximo 55 horas.
Dos 100 inscritos, teremos atletas de 6 países diferentes que vão disputar o título. Brasil, Argentina, Bolívia, Inglaterra, Portugal e Arabia Saudita.
A lista de favoritos está bem acirrada, com grande possibilidade de algum outsider aparecer na frente da prova, afinal, apareceram vários nomes novos e desconhecidos esse ano.
São 90 homens e 10 mulheres. O percurso é o mesmo para todos, assim como os tempos de corte.
Nosso time Sense Swift estará presente com os nomes já prontos para a largada: Leo Pedalando pelo Mundo, Helena Coelho, Gustavo Ziller, Vinicius, Lili e Laura
Segue abaixo o instagram da prova, que a partir de segunda-feira 09 de setembro vai ter um link na bio para acompanhar o GPS com a posição de cada participante!
Fotos: Cesar Delong